Podcasters batem papo com Mauricio de Sousa e Alice Takeda

Segura coração: podcasters do Japão fazem transmissão ao vivo, de Tóquio, com a presença de dois ícones do mundo dos quadrinhos brasileiros 

Texto e fotos: Ewerthon Tobace/MP

A emoção tomou conta dos podcasters brasileiros radicados no Japão nesta quinta-feira (13). Uma colab organizada pelo Coletivo Podosfera Nipo-Brasileira e o podcast Mundo Peculiar recebeu, em um estúdio improvisado na capital japonesa, o desenhista Mauricio de Sousa, pai da turminha mais famosa dos quadrinhos brasileiros, e a artista plástica Alice Takeda, esposa e diretora de arte da Mauricio de Sousa Produções. Participaram do bate-papo os podcasts Mundo Peculiar, Wasabicast, Otaku no Kissaten, Press Start Cast e Nabecast Podcasts & Multimedia.

O criador do podcast Mundo Peculiar e apresentador do Minuto de Notícias, Ewerthon Tobace, já entrevistou Mauricio de Sousa mais de 10 vezes para reportagens em revistas, jornais e sites, e, por isso, foi convidado para o encontro com o cartunista e a esposa Alice, que fazem uma turnê de negócios e atividades sociais pelo Japão. “Mas desta vez eu queria fazer algo diferente e, por isso, resolvi chamar outros podcasters e organizar um bate-papo mais descontraído”, conta o jornalista. “E deu muito certo!”

Apesar de ter sido transmitido ao vivo, o vídeo ainda pode ser conferido nas plataformas do Youtube e Facebook (confira abaixo o arquivo em áudio). “Não tenho palavras para descrever como foi emocionante. Acho que, sem exagero, foi o momento mais fantástico que já experimentei como podcaster”, contou Umeko, uma das apresentadoras do podcast Otaku no Kissaten. A brasileira chorou praticamente durante toda a transmissão, tamanha a emoção que sentiu ao participar do bate-papo, mesmo que à distância, e poder falar diretamente com o seu ídolo das artes. “E eu (quase) nunca choro”, despistou a podcaster. “Conhecer a pessoa que é sua maior inspiração e influência como artista foi uma honra sem igual”, resumiu.

“Essa emoção que você está sentindo, você não sabe o quanto nos toca. Porque assim sabemos que o que fizemos está tocando o seu coração. É muito bonito”, agradeceu Alice. Mauricio de Sousa também se emocionou ao ouvir dos fãs o quanto ele é querido e admirado. “Mesmo contra a minha vontade, eu me emociono quando ouço histórias como a sua”, disse ao ouvir o depoimento de Juca Kanashiro, do podcast Wasabicast.


Prepare o lenço e confira o áudio com o bate-papo que os podcasters brasileiros tiveram com Mauricio de Sousa e Alice Takeda


“Sou um grande entusiasta da cultura pop e meu projeto com o Wasabi Mutante é um reflexo de tudo isso. Mas tudo começou com os gibis da Turma da Mônica. Sou um apaixonado por quadrinhos, e as historinhas do Mauricio de Sousa foram o começo de tudo”, explicou Juca. “Conversar com o Mauricio é a maior realização que alguém como eu pode ter. Ouvir meu nome, o nome da Bijuh e o nome da minha filha saindo da boca dele é algo surreal”, definiu o brasileiro. “A simpatia que emana dele e da Alice é algo contagiante.”

Carlinhos Vilaronga, do Nabecast Podcasts & Multimedia, não escondia o entusiasmo do encontro. “Não é todo dia que se tem a oportunidade de um diálogo olho no olho com pessoas que tem um impacto grande na vida de uma multidão de pessoas”, justificou o brasileiro. “A oportunidade de conhecer a Alice e o Mauricio veio em um momento da minha jornada com podcasts que tornou o encontro ainda mais significativo. Logo, é hora de seguir em frente e continuar a sonhar, assim como, depois de várias décadas, seguem sonhando Alice Takeda e Mauricio de Sousa.”

Outra que deixou as lágrimas rolarem soltas foi Bijuh, que também comanda o Wasabicast. “Realizei três sonhos de uma vez: conversar com o pai da Turma da Mônica, que é algo que nunca imaginei estando no Japão; a oportunidade das minhas filhas conhecerem o Mauricio de Sousa e a Alice; e ter a grata surpresa de saber que um desenho feito pela

nossa filha será exposto em um museu da Mauricio de Sousa Produções”, disse a brasileira. “E, claro, poder agradecer diretamente por uma infância e adolescência alegres graças às historinhas dos gibis e desenhos animados”, completou.

Will, um dos apresentadores do Press Start Cast, se encantou com a generosidade e simplicidade do casal de artistas. “Conhecer o criador das obras de arte que acompanharam minha infância tem um valor indescritível. Fiquei maravilhado ao ver o brilho nos olhos do Mauricio de Sousa e o carinho com que ele trata tanto suas criações quanto seus leitores. Sem dúvida, um dos melhores momentos de minha vida”, afirmou.

Celebração
2023 é um ano muito importante para o cartunista. A Mônica, a personagem mais famosa, completa 60 anos. E em março passado, Mauricio de Sousa oficializou sua candidatura à cadeira 8 na Academia Brasileira de Letras (ABL), que foi da escritora Cleonice Berardinelli.

O desenhista também foi homenageado na noite de quarta-feira (12) pela Câmara de Comércio Brasileira no Japão (CCBJ). Em evento na embaixada brasileira em Tóquio, ele recebeu o “CCBJ Awards Person of the Year”, prêmio que é concedido desde 2009 a personalidades do Brasil ou do Japão que mais se destacaram na relação bilateral entre os dois países.