15 lugares imperdíveis para apreciar flores de cerejeira

A mais bela estação do ano tem, no Japão, uma protagonista muito peculiar: as flores de “sakura”. Selecionamos 15 lugares imperdíveis, em diferentes províncias do Japão, para quem quer contemplar este espetáculo da natureza

Texto: Gilberto Yoshinaga, especial para o MP
Fotos: @JNTO

A mais bela estação do ano tem, no Japão, uma protagonista muito peculiar: as flores de cerejeira, ou “sakura”. E é entre final de março (início da primavera) e a primeira quinzena de abril que elas costumam atingir sua floração máxima, que dura poucos dias e é muito prestigiada não só pelos nativos, mas também por muitos turistas.

Por isso, os primeiros dias da primavera japonesa são marcados pela temporada de contemplação das flores de mais de 600 espécies de cerejeiras, também chamada de “hanami” (“hana” significa flor e “mi” remete a ver ou apreciar). O período é um dos mais aguardados do calendário em todo o arquipélago, que é repleto de festivais dedicados a celebrar a beleza e os diversos tons de cor de rosa das flores de cerejeira.

O hanami costuma ter lugar em parques ou praças, muitas vezes nos entornos de castelos, templos ou outros monumentos importantes de cada cidade. Além de contemplar as flores, os japoneses costumam realizar piqueniques sob elas – e diz uma superstição que, se uma pétala de sakura cair no prato de uma pessoa, é sinal de sorte.

Selecionamos 15 lugares imperdíveis, em diferentes províncias do Japão, para quem deseja admirar as flores de cerejeira. Em alguns, há iluminação especial para que o hanami também possa ser realizado no período noturno, o chamado “yozakura” – o que sugere um passeio mais que romântico para casais. Vale lembrar que as datas de plena floração previstas para cada região podem sofrer alterações, conforme a variação das condições climáticas.


1. Kintaikyo (Yamaguchi)
Famosa na cidade de Iwakuni (Yamaguchi), a ponte Kintai, originalmente construída em 1673, é uma atração turística bastante visitada durante todo o ano. Ela é formada por cinco arcos de madeira e tem 200 metros de extensão sobre o rio Nishiki. No início da primavera, o público se acentua em razão das 3.000 cerejeiras que circundam a ponte. A beleza do lugar se acentua porque as cores das flores de sakura se refletem no rio e criam um cenário único, que atrai turistas de todo o Japão e até estrangeiros. Não há cobrança para visitar o local, mas é cobrada uma taxa para quem desejar ter a experiência de atravessar a ponte.
Horário: das 8h às 17h (horário estendido até as 22h, com iluminação noturna, durante o período de hanami)
Ingresso: livre (há cobrança de 310 ienes para atravessar a ponte)
Acesso: a 1,3 km da estação de trem Kawanishi (17 minutos de caminhada)
Mais informações: telefone 0827-29-5116
Floração máxima: de 21 a 31 de março


2. Kenrokuen (Ishikawa)
Construído no século XVII e considerado um dos “três grandes jardins” do Japão, o Kenrokuen, localizado na cidade de Kanazawa (Ishikawa), atrai turistas de todo o Japão e até de outros países. As grandes atrações da primavera são cerca de 400 cerejeiras, de 40 diferentes espécies. O local costuma cobrar ingresso, mas, durante o período de floração, a entrada é grátis. Não é permitido fazer piquenique, mas alguns estabelecimentos dentro do jardim servem chá e doces japoneses. 
Horário: das 7h às 18h (até as 21h30 durante o hanami, com iluminação noturna)
Ingresso: 320 ienes (grátis durante o período de floração das cerejeiras)
Acesso: a estação de trem mais próxima, Kanazawa, fica a cerca de 2,5 km (de onde é possível ir de ônibus para o local, em uma viagem que dura 15 minutos e custa 200 ienes)
Mais informações: telefone 076-234-3800 ou pelo site oficial do Kenrokuen
Floração máxima: de 27 de março a 2 de abril


3. Castelo de Kumamoto (Kumamoto)
Considerado um dos três mais importantes castelos do Japão, o Castelo de Kumamoto, construído em 1601, localiza-se na cidade de mesmo nome, que também é capital da província homônima. Grande atração turística da região, possui cerca de 800 cerejeiras distribuídas em seu entorno, o que inclui a bela praça Ninomaru e o santuário Kato. Em razão de um terremoto ocorrido em abril de 2016, o castelo sofreu danos pesados e algumas áreas do complexo ainda estão inacessíveis para o público. Mas isso não compromete a contemplação das flores de cerejeira, que ocorre em áreas abertas e, à noite, ganha um charme especial com luzes voltadas para as sakuras.
Horário: acesso ao castelo das 9h às 17h (entrada até as 16h30); contemplação das cerejeiras, com iluminação noturna, das 17h30 às 22h
Ingresso: visita ao castelo grátis para crianças até 5 anos, 300 ienes (estudantes até o ensino fundamental) e 800 ienes (estudantes de ensino médio e adultos)
Acesso: a 250 metros da estação de trem Kumamoto Castle/City Hall (3 minutos de caminhada)
Mais informações: telefone 096-352-5900 ou pelo site oficial do castelo
Floração máxima: de 26 de março a 3 de abril


4. Castelo de Matsuyama (Ehime)
Construído em 1603, o Castelo Matsuyama, que carrega o nome da capital da província de Ehime, é um dos 12 castelos do período Edo (1603-1868) que ainda preservam sua fortaleza principal. Situado no Monte Katsuyama, a 132 metros de altitude, possui um teleférico que facilita a subida e oferece uma visão panorâmica que permite contemplar até mesmo algumas ilhas do Mar de Seto. Cerca de 200 cerejeiras plantadas em seus arredores, o que inclui o parque Oshiroyama, formam uma moldura belíssima que é muito disputada pelos turistas no início da primavera. Os sites oficiais do castelo e do departamento de turismo da província não informam se há iluminação noturna no período do hanami.
Horário: acesso ao castelo das 9h às 17h (entrada até as 16h30); contemplação das cerejeiras, com iluminação noturna, das 17h30 às 22h
Ingresso: visita ao castelo a 160 ienes (crianças) e 520 ienes (adultos), ou 1.020 ienes que também incluem ida e volta ao local de teleférico
Acesso: a 650 metros da estação de trem Teppocho (9 minutos de caminhada)
Mais informações: telefone 089-921-4873 ou pelo site oficial do castelo
Floração máxima: de 26 de março a 3 de abril


5. Izu-Kōgen (Shizuoka)
O grande diferencial de Izu-Kōgen, na cidade de Ito (Shizuoka), é uma rua ladeada por 600 cerejeiras, que formam um “túnel” de sakuras com cerca de três quilômetros de extensão – entre a estação Izu-Kōgen e o Monte Omuro. No período de floração, como parte de um festival dedicado ao hanami, barracas de comidas e bebidas são montadas ao redor da estação de trem, atraindo inúmeros turistas. 
Horário: das 6h às 21h
Ingresso: livre
Acesso: estação de trem Izu-Kōgen
Mais informações: telefone 0557-37-6105
Floração máxima: de 29 de março a 6 de abril


6. Santuário de Hirano (Quioto)
Com cerca de 500 árvores de 60 diferentes espécies de cerejeiras, o santuário de Hirano é considerado um dos melhores lugares de Quioto, antiga capital do Japão, para curtir o hanami. Há até uma procissão especial em referência às sakuras, chamada de Oka-sai Matsuri – um dos eventos mais antigos da cidade, realizado desde o ano de 985 (o surgimento do santuário data do ano de 794). No Oka-sai, no dia 10 de abril, uma cerimônia religiosa é realizada pela manhã, seguida de uma procissão em que os participantes usam trajes do período Heian (794-1185). Cheia de cores, tal procissão deixa os arredores e perambula pela vizinhança local antes de retornar ao santuário. Em seguida, festeja-se até o anoitecer, com venda de comidas e bebidas e, óbvio, muita reverência à beleza das sakuras.
Horário: das 6h às 17h (estendido até 21h durante o hanami, com iluminação noturna)
Ingresso: livre
Acesso: a 500 metros da estação de trem Kitanohakubaicho (7 minutos de caminhada)
Mais informações: telefone 075-461-4450 ou pelo site oficial do santuário
Floração máxima: de 24 de março a 7 de abril


7. Parque Nishi (Fukuoka)
Com muitos espaços verdes próprios para quem deseja fazer piquenique, o Parque Nishi, localizado na cidade de Fukuoka, na província de mesmo nome, possui cerca de 1.300 cerejeiras distribuídos ao longo de 170 mil metros quadrados. Apesar de o parque possuir estacionamentos gratuitos, eles não podem ser utilizados no período de hanami. Vale a pena percorrer todo o seu perímetro em caminhada, para contemplar a natureza e uma bela vista panorâmica da cidade, da baía de Hakata e da ilha de Shikanoshima.
Horário: livre
Ingresso: livre
Acesso: a 850 metros da estação de metrô Ohori Park/Fukuoka Art Museum (11 minutos de caminhada)
Mais informações: telefone 092-741-2004 ou pelo site oficial do parque
Floração máxima: de 26 de março a 7 de abril


8. Castelo de Osaka (Osaka)
O Parque do Castelo de Osaka abriga o castelo da cidade, que é um dos mais famosos do arquipélago e foi inaugurado em 1597, e o deslumbrante Jardim Nishinomaru – que possui cerca de 300 cerejeiras. Com visual único, o local é muito disputado no início da primavera e, por isso, a recomendação para quem planeja fazer um piquenique de hanami é chegar cedo. Mas a vista noturna, com as cerejeiras e o castelo iluminados, também é imperdível. Para quem aprecia cultura e história do Japão, conhecer o museu do castelo é bastante recomendável – para quem não domina o idioma japonês, há panfletos e material de apoio disponíveis em inglês.
Horário: acesso ao castelo e ao jardim das 9h às 17h (entrada até as 16h30); no jardim, o horário é estendido até as 20h durante o período de hanami
Ingresso: acesso ao jardim por 300 ienes (adultos) e grátis para estudantes até o ensino fundamental ou idosos a partir de 65 anos; acesso ao castelo por 600 ienes (adultos) e grátis para menores de 15 anos 
Acesso: a 1,4 km da estação de trem Ōsakajōkōen (17 minutos de caminhada)
Mais informações: telefone 06-6941-3044 ou pelo site oficial do parque do castelo
Floração máxima: de 24 de março a 7 de abril


9. Jardim Ritsurin (Kagawa)
Criado em 1625 na cidade de Takamatsu (Kagawa), o histórico Jardim Ritsurin possui seis lagoas e 14 colinas paisagísticas interligadas por charmosas pontes, distribuídas ao longo de 750.000 metros quadrados onde respira-se clorofila. O grande destaque, na primavera, são cerca de 350 cerejeiras que atraem muitos turistas – inclusive, para quem prefere evitar multidão, recomenda-se visitar o local no período da manhã. Como a cidade também é referência na produção de bonsais, também há mais de mil pinheiros lindamente podados. O jardim também possui uma casa de chás, sedia exposições artísticas e conta com o Museu de Artesanato de Sanuki.
Horário: das 5h30 às 18h30
Ingresso: 410 ienes (adultos) e 140 ienes (crianças)
Acesso: a 900 metros da estação de trem Ritsurin-Kōen-Kitaguchi (12 minutos de caminhada)
Mais informações: telefone 087-833-7411
Floração máxima: de 29 de março a 7 de abril


10. Castelo de Matsumoto (Nagano)
Um dos mais belos e completos castelos do Japão, o Matsumotojō é um “hirajiro” – castelo construído em planícies, e não em uma montanha ou colina. Sua construção data da virada entre os séculos XVI e XVII. Nas primeiras semanas da primavera, o local é muito visitado pela vista encantadora proporcionada pelas cerca de 300 cerejeiras distribuídas em seu entorno, que se alinham ao longo do fosso externo e de espaçosos terrenos e parques. No período, também são realizados no local festivais e outras atividades comemorativas.
Horário: acesso ao castelo das 8h30 às 17h (entrada até as 16h30); contemplação das cerejeiras, com iluminação noturna, das 17h30 às 22h
Ingresso: visita ao castelo grátis para crianças até 5 anos, 300 ienes (de 6 a 15 anos) e 700 ienes (adultos)
Acesso: a estação de trem mais próxima, Kita-Matsumoto, fica a 950 metros do local (12 minutos de caminhada)
Mais informações: telefone 0263-32-2902 ou pelo site oficial do castelo
Floração máxima: de 30 de março a 7 de abril


11. Parque Hanamiyama (Fukushima)
As principais estrelas deste formoso parque, localizado no centro da cidade de Fukushima, na província de mesmo nome, são as cerca de 700 cerejeiras. Mas o local é indicado para quem aprecia natureza e flores em geral, já que muitas outras variedades podem ser contempladas por ali, como tulipas, forsítias, bordos e flores de ameixeiras, pessegueiros e marmeleiros, entre outras. Elas dão um colorido especial à paisagem que, ao longe, se complementa com uma bela vista das montanhas Azuma – no parque, recomenda-se a trilha que leva ao mirante.
Horário: das 9h às 18h (com iluminação noturna e horário estendido para as 21h durante o hanami)
Ingresso: livre
Acesso: a partir da estação de trem Fukushima (saída leste), a viagem de ônibus até a entrada do parque dura 15 minutos e custa 240 ienes
Mais informações: telefone 024-563-5554 ou pelo site oficial do parque
Floração máxima: de 25 de março a 9 de abril


12. Castelo de Okazaki (Aichi)
Localizado em um belo e amplo parque, o Castelo de Okazaki (Aichi) é conhecido como o local de nascimento do xogum Ieyasu Tokugawa, que unificou e governou o Japão no início do século XVII. Além de ser um sítio histórico, o local é considerado um dos mais belos do Japão para a contemplação das cerejeiras – são cerca de 800 que rodeiam o castelo. As noites do período de hanami contam com iluminação especial e clima festivo, com barracas de comida e diversão ao longo da margem do rio Oto. 
Horário: acesso ao castelo das 9h às 17h (entrada até as 16h30); contemplação das cerejeiras, com iluminação noturna, das 18h às 21h
Ingresso: visita ao castelo a 200 ienes (crianças) e 360 ienes (adultos)
Acesso: a 650 metros da estação de trem Okazakikoenmae (9 minutos de caminhada)
Mais informações: telefone 0564-22-2122
Floração máxima: de 24 de março a 9 de abril


13. Castelo de Maruoka (Fukui)
Inaugurado em 1576 na cidade de Sakai (Fukui), o Castelo de Maruoka é um dos 12 castelos originais do Japão. Como foi construído no alto de uma colina, no auge da floração das 400 cerejeiras que o rodeiam ele parece flutuar em um “mar” cor de rosa, visual único que é bastante disputado por turistas. A área ao seu redor, que leva o nome de Kasumigajo, é um parque em estilo de jardim japonês, e é considerado um dos 100 principais parques históricos do arquipélago. Nas primeiras semanas da primavera, sobretudo durante o festival em celebração ao hanami, entre os dias 1º e 20 de abril, 300 lanternas de papel (bonbori) iluminam o castelo, enquanto imagens sobre sua história são projetadas na torre. Uma atração à parte é um corredor do parque em que a disposição das cerejeiras forma um “túnel” de sakuras, que faz a festa dos visitantes e rende fotos mais que ‘Instagramáveis’.
Horário: acesso ao castelo das 9h às 17h (entrada até as 16h30); horário estendido no período do hanami, com iluminação noturna entre 18h e 22h
Ingresso: visita ao castelo e ao museu por 150 ienes (crianças e estudantes até o ensino fundamental) e 450 ienes (estudantes do ensino médio e adultos)
Acesso: a 20 minutos, de ônibus, a partir da estação Awaraonsen, por 570 ienes
Mais informações: telefone 0776-66-0303 ou pelo site oficial do castelo
Floração máxima: de 25 de março a 9 de abril


14. Parque do Castelo de Takaoka (Toyama)
Construído em 1609, o Castelo de Takaoka (Toyama) foi desmontado alguns anos depois. O local de suas ruínas e seu entorno dão lugar a um imenso parque densamente arborizado, em que há cerca de 1.800 cerejeiras de 18 variedades – o que faz dele um dos principais pontos de hanami da província e um dos 100 mais visitados em todo o Japão. Entre os dias 1º e 16 de abril, o parque sedia um tradicional festival dedicado ao hanami, com centenas de lanternas de papel a iluminar as sakuras e atrações como performances musicais e barracas de comidas e bebidas.
Horário: livre
Ingresso: livre
Acesso: a 1,3 km da estação de trem Takaoka (17 minutos de caminhada)
Mais informações: telefone 0766-20-1563
Floração máxima: de 3 a 11 de abril


15. Parque Kakuzan (Okayama)
Localizado em Tsuyama (Okayama), o Parque Kakuzan foi construído sobre as ruínas do Castelo de Toyama – inaugurado em 1616 e demolido em 1873, tendo preservado apenas um paredão de pedras de dez metros de altura. Posteriormente, alguns portões e uma seção do castelo foram reconstruídos e, hoje, essa edificação compõe o núcleo do parque, que é ladeado pelo rio Miya. Entre os dias 1º e 15 de abril, celebra-se em seus arredores o Tsuyama Sakura Matsuri, em celebração à beleza das mil cerejeiras que encantam turistas que se deslocam de todo o Japão para contemplá-las.
Horário: das 8h40 às 17h (horário estendido para as 22h, com iluminação noturna, durante o período de hanami)
Ingresso: acesso ao parque por 310 ienes; visita ao castelo grátis para crianças e estudantes até o ensino fundamental e com cobrança de 800 ienes para estudantes de ensino médio e adultos
Acesso: a 1,6 km da estação Tsuyama de trem (21 minutos de caminhada)
Mais informações: telefone 0868-22-4572
Floração máxima: de 29 de março a 14 de abril