Tipo sanguíneo revela muito sobre nossa personalidade

O tema é levado a sério pelos japoneses desde 1901 e existe até uma organização sem fins lucrativos que divulga as pesquisas científicas ligadas a ele

Qual seu tipo sanguíneo? 

Essa é uma pergunta muito frequente no Japão.

E não, ela não é feita por profissionais da área de saúde, mas sim por japoneses comuns. Em qualquer roda de amigos, seja num jantar ou bar, ou até mesmo numa entrevista de emprego, você vai ouvir essa pergunta.

80% dos japoneses adultos acreditam que o tipo sanguíneo diz tudo sobre a pessoa. A estatística é comprovada pelas pesquisas de opinião realizadas pelo professor Tatsuya Sato, do Departamento de Psicologia da Universidade Ritsumeikan, em Quioto.

“Não gosto do tipo B, mas meus namorados sempre foram B”, reclama uma japonesa que entrevistei. “Eles são muito ingênuos, acham que tudo vai dar certo e agem sem pensar”, justifica. A jovem preferia namorar um rapaz de tipo sanguíneo O, pois, segundo ela, é o mais fácil de lidar. 

“Os de tipo O se acham melhores do que os outros, mas, por outro lado, são simpáticos, de bom coração, dão muita importância à família e pensam nas outras pessoas”, descreve a jovem japonesa que, há um mês, arranjou mais um namorado do tipo B. “Eu não queria gostar dele!”, diz, inconformada. 

No Japão, o tema é levado a sério desde 1901 e existe até uma organização sem fins lucrativos que divulga as pesquisas científicas ligadas a ele. 

“Há vários estudos no país que associam as características de cada pessoa e a existência de certas doenças ao tipo sanguíneo”, conta Chieko Ichikawa, 42, chefe-geral do Centro de Ciências Humanas ABO.

Os estudos, porém, não chamam ainda tanto a atenção da comunidade científica internacional, muito menos dos cidadãos comuns. Na Ásia, apenas os taiwaneses e coreanos acompanham o tema. 



Na Europa, a França desenvolve estudos próprios, mas a população não demonstra interesse pelo assunto. “A diferença é que, dependendo do país, a maioria da população sequer sabe qual é o seu tipo sanguíneo”, defende Chieko.

O tipo sanguíneo é tão importante no Japão, que faz parte do campo obrigatório de certos currículos e é um dos critérios para algumas empresas escolherem seus novos funcionários. Quem tem sangue B, por exemplo, leva desvantagem na disputa de uma vaga para chefia. 

Afinal, segundo os manuais, faltam ao tipo B diplomacia e habilidade para liderar. Por outro lado, eles têm criatividade de sobra e levam jeito para as artes. Não foi por acaso, que o aclamado diretor Akira Kurosawa fez tanto sucesso como cineasta.

No perfil das celebridades e até dos personagens de mangá e animê, esta é uma informação que não pode faltar. A gatinha Hello Kitty é do tipo A, assim como Britney Spears e a rainha do pop japonês Ayumi Hamasaki.

A indústria do país aproveitou a brecha para lançar produtos temáticos. A lista inclui camisinhas A, B, AB e O. Há ainda uma coleção de quatro livros, um para cada tipo sanguíneo, lançada pela editora Bungeisha. “Tipo sanguíneo B (A, AB ou O), minhas características” vendeu mais de 5 milhões somente nos dois primeiros meses. 

Curiosamente, o mais procurado de todos é o do tipo B (1,55 milhão de cópias), mas a maioria dos japoneses é do tipo A (38%), seguido pelo O (31%). O sucesso de vendas pode ser explicado pelo gênio difícil de B. Miharu é A, mas leu apenas o livro que fala de B. “Para entender o meu namorado e os meus irmãos”, explica.

Foi baseado neste sucesso editorial que a Nintendo lançou há alguns anos o jogo “As características de cada pessoa: tipo B, tipo A, tipo AB e tipo O” (em tradução livre). O jogo traz todas as informações de cada tipo sanguíneo encontradas no livro. Mas mais do que ler, o jogador pode organizar suas características pessoais e criar um personagem, testar seu conhecimento, descobrir as qualidades e defeitos do seu paquera, entre outras coisas.



Tipo A

(38% dos japoneses; 39% dos brasileiros)

Reservado, discreto, cauteloso e indeciso. No trabalho, é metódico e persistente, gosta de ordem e é perfeccionista. 

Famosos do tipo A: Britney Spears, Adolf Hitler, Ayumi Hamasaki e Hello Kitty.

Tipo B

(22% dos japoneses; 10% dos brasileiros)

Demonstra o que sente, é sensível, mas detesta romantismo exagerado. É pouco convencional e muito criativo, honesto e perseverante. Tem pouca diplomacia e habilidade para delegar. 

Famosos tipo B: Jack Nicholson, Akira Kurosawa, Leonardo Di Caprio e Paul McCartney.

Tipo O 

(31% dos japoneses; 48% dos brasileiros)

Calmo e paciente, sabe como controlar suas emoções. É determinado e autoconfiante. O poder o atrai e ele não se intimida em lutar para conquistá-lo. Competitivo, sabe liderar e fica à vontade no papel de chefe. 

Famosos tipo O: Ken Watanabe, rainha Elizabeth, John Lennon e Elvis Presley.

Tipo AB

(9% dos japones; 3% dos brasileiros)

Mistura as características dos tipos A e B. Às vezes parece ter dupla personalidade e muda de opinião de uma hora pra outra. É racional ao extremo, crítico e percebe bem o caráter das pessoas. Ótimo estrategista. 

Famosos tipo AB: Jackie Chan, Marilyn Monroe, Mick Jagge e Lara Croft.


© All rights reserved to Ewerthon Tobace. This material can not be published, broadcast, rewritten or redistributedwithout permission. © Todos direitos reservados à Ewerthon Tobace. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.