O festival mais inusitado e polêmico do Japão

O Kanamara Matsuri, ou Festival do Falo de Aço, atrai todo tipo de público: desde pessoas que acreditam no culto ao órgão masculino e no poder dos deuses, a turistas e curiosos


Anote a data: primeiro domingo de abril. Se estiver a fim de um programa diferente, neste dia é realizado, todos os anos, o Festival da Fertilidade, em Kawasaki (província de Kanagawa). Já fiz algumas matérias sobre o tema.

O Kanamara Matsuri, ou Festival do Falo de Aço, atrai todo tipo de público – desde pessoas que acreditam no culto ao órgão, que é reverenciado como algo divino, a turistas e curiosos, que querem tirar fotos inusitadas e rir um pouco.

No ponto alto da festa, duas esculturas de pênis gigantes saem pelas ruas. Alguns dos homens que carregam o chamado mikoshi, ou espécie de templo portátil, se vestem com roupas de mulher. A tradição indica que esse ritual aumenta a fertilidade dos envolvidos.

O templo foi construído há mais de 150 anos, no Período Edo (1603-1867). Os monges do templo também divulgam uma história folclórica sobre o deus local.

Segundo a lenda, um demônio com dentes afiados teria se escondido na vagina de uma jovem e castrado dois homens durante a noite de núpcias. Então, um ferreiro teria construído um falo de aço para quebrar os dentes do demônio.

Hoje, como atrai muitos turistas e homossexuais, o festival serve também para fazer campanhas de prevenção à aids.

O festival é realizado há quatro décadas. Em um país com um índice relativamente baixo de natalidade, a festa acaba se tornando um incentivo aos casais.



All pictures are mine. Photos: ©Eto.World2014

© All rights reserved to Ewerthon Tobace. This material can not be published, broadcast, rewritten or redistributedwithout permission. © Todos direitos reservados à Ewerthon Tobace. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Como chegar

Endereço: 2-13-16 Daishiekimae, Kawasaki-ku, Kawasaki-shi, Kanagawa-ken

Horário: das 10h às 17h.

Entrada gratuita

Mais informações no site oficial do templo. Clique aqui.